terça-feira, 31 de agosto de 2010

Visconde de Mauá - RJ AGO'10

No final de semana dos dias de 28 e 29 de Agosto de 2010 resolvi comemorar o dia do meu aniversário com minha namorada fazendo uma viagem a um lugar que não são todos que topariam ir, pois o acesso para chegar é de estrada de terra.

A região de Visconde de Mauá está no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro , o principal acesso é através da Rodovia Nova Dutra no km 311 . O diferencial da região de Visconde de Mauá está na abundância de rios , cachoeiras e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas . Neste cenário bucólico , encontra-se um quê de sofisticação , proporcionado por ótimas pousadas , hotéis , bares e restaurantes . A região de Visconde de Mauá é compreendida por 3 vilas : Visconde de Mauá , Maringá e Maromba.

Sempre quis conhecer a região, mas quando alguns motoqueiros descobriam que a estrada era de terra, a desistência era certa, pois são poucos que tem moto "Big Trail".

Ficamos numa pousada chamada Mauá Brasil (http://www.mauabrasil.com.br/) que inclusive eu recomendo, não é das mais baratas, mas como estava me dando de presente de aniversário abri uma exceção. Quarto com vista, lareira, jacuzzi e um café da manhã ESPETACULAR!

No Sábado fomos conhecer a cidade e suas belezas, fomos em uma cachoeira que se chamava "escorrega" e que incrivelmente tem campeonato de surf na cachoeira, acreditam?

Quando estava saindo conheci um cara que nos falou que tinha um salão duas rodas de motos antigas na cidade, com Harleys antigas, Triumphs, Nortons, e um monte de motos e bicicletas a motor de uma cara que restaura as motos e abre ao público. Demoramos mas chegamos no tal salão. Valeu o perrengue, NOSSA SENHORA, CADA MOTO de ficar de boca aberta, vale a visita tb.

Depois almoçamos em um restaurante estrelado do Guia Quatro Rodas MUITO bom chamado Babel (http://www.babelrestaurante.com/) de um chef chamado André Murray. Fica no Vale do Pavão no topo da serra. O atendimento é feito por sua mulher que também é chefe mas fica atendendo os clientes no salão. São apenas 16 lugares em um lugar rústico, porém charmoso.

Fizemos um "almojanta", terminamos de comer por volta das 17h30 e achamos que não iriamos comer mais deste dia. Mas aconteceu o que eu temia, ficamos com fome umas 23h00, liguei na recepção e a cozinha já havia fechado. Então saimos a busca do que comer quando avistei uma luz no caminho que um placa escrito DI NAPOLI - Foundi - Pizza - Pane. Penseï: é aqui mesmo! Mas sem nenhuma pretenção, entrei.

Comecei a conversar com o simpático Sr, que nos atendeu que era o cozinheiro, garçom proprietário. Com o forno a lenha ligado foi só escolher meia marguerita e meia frango com catupiry para que em 5 min servisse em nossa mesa, a minha namorada não ia comer mas com a cara da pizza ela comeu foi metade da pizza. Seguido de historias curiosas daquele Italiano que se mudou para o Rio e há 20 anos mora por aquelas bandas; fiquei sabendo que também era motoqueiro. Jogamos um pouco mais de conversa fora e finalizei a minha visita com a compra de um pote de suas geléias, feitas das frutas de seu próprio pomar.

No Domingo ficamos na pousada e repetimos o café maravilhoso, logo depois fomos para Penedo. Lá por coincidência estava rolando o encontro internacional de motociclismo Penedo. Estava cheio de motos, fomos a uma churrascaria argentina (Parrilla Penedo), excelente e com preço justo por sinal.

Resumindo foi TOP! Para os que sempre quiseram ir pra lá de motoca e nunca puderam ir, podem se arriscar na aventura, pois eu vi umas Harleys na cidade. Mas o mais incrível foi ver na minha volta 6 caras subindo a serra de R1 (Speed), Bandit, e até com uma igual dos nossos amigos Bernardo e Menuzzo ( XJ6 ).

Mas não se preocupem, quem quiser aguardar um pouco o alfalto está chegando a cidade. Na verdade eram 16km de terra até o centro de Mauá, agora já asfaltaram 6km, só faltam 10km, vamos ver se no ano que vem podemos ir pra lá.

Para conferir as fotos de toda a viagem acesse nosso flickr: http://www.flickr.com/photos/adventuremotoclub/sets/72157624874005046/